LICENCIATURA

LICENCIATURA

Artes

O curso de Licenciatura em Artes, na modalidade a distância, visa formar professores/as para exercerem as funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio e gestão escolar e em outras áreas, nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Instituições escolares e não escolares tais como ONGs, Consultoria empresarial, Instituições hospitalares e Entidades filantrópicas, além de outras áreas ligadas a educação e ao desenvolvimento sócio interacionista da formação do cidadão.

Preparar um profissional capaz de posicionar-se de forma consciente e crítica diante da realidade educacional e de propor alternativas de ação, oferecendo oportunidade de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do Magistério e demais áreas de atuação, oportunizando a vivência de formas diversificadas de ação pedagógica, dando ênfase ao trabalho interdisciplinar sob a orientação dos docentes do curso, aliando a elaboração pessoal ao trabalho coletivo em busca de estudos autônomos, preparando o pedagogo pesquisador, capaz de dominar métodos de investigação e de elaboração sistemática de análise teórica e de resultados sobre fatos, estruturas, processos, contextos e situação referentes à prática educativa em suas diversas modalidades e manifestações.

O curso de Licenciatura em Artes, a distância, do Polo IEDA está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico/a desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional (Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC).

O referido curso do Polo IEDA objetiva formar profissionais críticos e pesquisadores, capazes de analisar e eleger material didático mais adequado, que utilize a ludicidade, a afetividade e a criação como referência na prática escolar, valorize a diversidade cultural e a singularidade dos alunos, estimule a interação e que promova atividades corporais e do movimento em sala de aula, promova uma ligação entre a educação infantil e o magistério dos anos iniciais do ensino fundamental, que estimule os alunos a interagir com o conhecimento já produzido.

Promover o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma interdisciplinar, desvelar as desigualdades sociais, trabalhando com a criança os conflitos existentes, na busca de transformações alicerçadas em um novo relacionamento ético, político e afetivo.

Objetivos Específicos

* Possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias;

*Articular os conteúdos dos seis núcleos de ensino de forma a possibilitar a organização de um conjunto de temas que visam proporcionar uma formação ampla e diversificada, buscando oferecer subsídios ao profissional docente necessário para análise e intervenção social;

* Formar um profissional apto a conhecer, dominar e adequar os conteúdos básicos (da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos) necessários à leitura da realidade social;

* Organizar o trabalho colaborativo e a construção de redes de aprendizagem de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento;

* Sensibilizar os educadores a respeito da constante renovação das linguagens e tecnologias para o sucesso no ensino aprendizagem, tanto na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio de modalidade Normal e em cursos de Educação profissional e apoio educacional;

* Adequar os conhecimentos à diversidade apresentada pela realidade sociocultural;

* Identificar e compreender os elementos que compõe e definem a realidade social da comunidade em que irá atuar;

* Analisar e avaliar criticamente sua prática docente socializando-a nos fóruns próprios.