LICENCIATURA

LICENCIATURA

Matemática

O curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, visa formar professores para exercer funções de magistério nos anos finais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio e gestão escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Instituições escolares e não escolares tais como ONGs, Consultoria empresarial, Instituições hospitalares e Entidades filantrópicas, além de outras áreas ligadas a educação e ao desenvolvimento sócio interacionista da formação do cidadão.

Preparar um profissional capaz de posicionar-se de forma consciente e crítica diante da realidade educacional e de propor alternativas de ação, oferecendo oportunidade de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do Magistério e demais áreas de atuação, oportunizando a vivência de formas diversificadas de ação pedagógica, dando ênfase ao trabalho interdisciplinar sob a orientação dos docentes do curso, aliando a elaboração pessoal ao trabalho coletivo em busca de estudos autônomos, preparando o  pesquisador, capaz de dominar métodos de investigação e de elaboração sistemática de análise teórica e de resultados sobre fatos, estruturas, processos, contextos e situação referentes à prática educativa em suas diversas modalidades e manifestações.

O curso de Licenciatura em Matemática EAD do EaD Premium Unifacvet está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional (Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC).

O Curso de Licenciatura de Matemática EAD objetiva formar profissionais críticos e pesquisadores, capazes de analisar e eleger material didático mais adequado, que utilize a ludicidade, a afetividade e a criação como referência na prática escolar, valorize a diversidade cultural e a singularidade dos alunos, estimule a interação e que promova atividades corporais e do movimento em sala de aula, promova uma ligação entre a educação infantil e o magistério dos anos iniciais do ensino fundamental, que estimule os alunos a interagir com o conhecimento já produzido.

Promover o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma interdisciplinar, desvelar as desigualdades sociais, trabalhando com a criança os conflitos existentes, na busca de transformações alicerçadas em um novo relacionamento ético, político e afetivo.          

O Curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo geral a formação de profissionais que apresentem condições técnico-científico e pedagógicas para assumir a docência do ensino fundamental e médio, a partir da concepção de que o professor é o vetor estimulador e motivador do processo ensino-aprendizagem junto ao educando, tendo visão abrangente do papel social do educador e, condições técnicas para planejar situações de ensino de Matemática e de obter fundamentação teórico – prática para prosseguimento de estudo de pós-graduação, integrando a Matemática aos vários campos do conhecimento, de modo a contribuir para desenvolvimento da Serra Catarinense.

Como objetivos específicos visa habilitar a docência para os ensinos Fundamental e Médio de modo a:

  • Proporcionar uma sólida formação de conteúdos matemáticos;
  • Proporcionar uma formação pedagógica dirigida ao trabalho de um profissional competente e capaz de construir modelos matemáticos para representar os problemas e suas soluções;
  • Proporcionar uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como também, a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática, criando e desenvolvendo situações de desafios que estimulem os estudantes a coletar, organizar e analisar informações, buscando a resolução de problemas e a construção de argumentações lógicas;
  • Possibilitar uma formação onde o acadêmico seja capaz de relacionar a Matemática com a realidade, a fim de ajudá-los na tarefa de compreender como essa ciência permeia nossas vidas e como os seus diferentes ramos estão interconectados;
  • Proporcionar uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério e que dela possam se utilizar em benefício do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida da população Serrana de Santa Catarina;
  • Desenvolver e estimular a interação entre três componentes básicos da Matemática: o formal, o algorítmico e o intuitivo;
  • Estimular os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática para o uso de novas tecnologias nos processos de ensinar, aprender e fazer Matemática, criando estratégias para que possam comunicar as ideias Matemáticas, desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem.
  • Atuar em instituições de ensino que requeiram profissionais em Matemática;
  • Prosseguir seus estudos, ingressando em programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e/ou áreas afins;
  • Possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias;
  • Articular os conteúdos dos seis núcleos de ensino de forma a possibilitar a organização de um conjunto de temas que visam proporcionar uma formação ampla e diversificada, buscando oferecer subsídios ao profissional docente necessário para análise e intervenção social;
  • Formar um profissional apto a conhecer, dominar e adequar os conteúdos básicos (da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos) necessários à leitura da realidade social;
  • Organizar o trabalho colaborativo e a construção de redes de aprendizagem de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento;
  • Sensibilizar os educadores/as a respeito da constante renovação das linguagens e tecnologias para o sucesso no ensino aprendizagem, tanto na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio de modalidade Normal e em cursos de Educação profissional e apoio educacional;
  • Adequar os conhecimentos à diversidade apresentada pela realidade sociocultural;
  • Identificar e compreender os elementos que compõe e definem a realidade social da comunidade em que irá atuar;
  • Analisar e avaliar criticamente sua prática docente socializando-a nos fóruns próprios.

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1 A
LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR45h
EDUCAÇÃO AMBIENTAL30h
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA45h
Módulo 1 B
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO60h
HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA45h
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS30h
ATIVIDADE FORMATIVA I50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – I20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – I20h
Semestre 2
Módulo 2 A
MATEMÁTICA DISCRETA45h
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO60h
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS45h
Módulo 2 B
ARITMÉTICA45h
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO60h
DIDÁTICA60h
ATIVIDADE FORMATIVA II50h
ATIVIDADE INTEGRADORA I15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – II20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – II20h
Semestre 3
Módulo 3 A
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA60h
PRÉ-CÁLCULO45h
CURRÍCULO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA60h
Módulo 3 B
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA60h
GEOMETRIA ANALÍTICA45h
OPTATIVA I20h
ATIVIDADE FORMATIVA III50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – III20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – III20h
Semestre 4
Módulo 4 A
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA45h
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO60h
GEOMETRIA PLANA45h
Módulo 4 B
TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO30h
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO60h
FUNDAMENTOS DE FÍSICA45h
ATIVIDADE FORMATIVA IV50h
ATIVIDADE INTEGRADORA II15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – IV20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – IV20h
Semestre 5
Módulo 5 A
GEOMETRIA ESPACIAL45h
EDUCAÇÃO E LUDICIDADE60h
MATEMÁTICA FINANCEIRA45h
Módulo 5 B
CÁLCULO I – CÁLCULO PARA FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL45h
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE45h
OPTATIVA II20h
ATIVIDADE FORMATIVA V50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – V20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – V20h
Semestre 6
Módulo 6 A
CÁLCULO II – CÁLCULO PARA FUNÇÕES DE MÚLTIPLAS VARIÁVEIS45h
DIREITOS EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES30h
DESENHO GEOMÉTRICO45h
Módulo 6 B
MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO45h
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM60h
CÁLCULO III – CÁLCULO AVANÇADO45h
ATIVIDADE FORMATIVA VI50h
ATIVIDADE INTEGRADORA III15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VI20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – VI20h
Semestre 7
Módulo 7 A
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR I200h
CÁLCULO NUMÉRICO45h
TECNOLOGIA EDUCACIONAL45h
Módulo 7 B
ANÁLISE REAL45h
TÓPICOS ESPECIAIS30h
OPTATIVA III20h
ATIVIDADE FORMATIVA VII50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VII20h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VII20h
Semestre 8
Módulo 8 A
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR II200h
GESTÃO EDUCACIONAL45h
ÁLGEBRA LINEAR45h
Módulo 8 B
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC40h
ATIVIDADE FORMATIVA VIII50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VIII20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – VIII20h
VARIÁVEIS COMPLEXAS45h
Carga horária total do curso:3200h