O curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, visa formar professores para exercer funções de magistério nos anos finais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio e gestão escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Instituições escolares e não escolares tais como ONGs, Consultoria empresarial, Instituições hospitalares e Entidades filantrópicas, além de outras áreas ligadas a educação e ao desenvolvimento sócio interacionista da formação do cidadão.
Preparar um profissional capaz de posicionar-se de forma consciente e crítica diante da realidade educacional e de propor alternativas de ação, oferecendo oportunidade de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do Magistério e demais áreas de atuação, oportunizando a vivência de formas diversificadas de ação pedagógica, dando ênfase ao trabalho interdisciplinar sob a orientação dos docentes do curso, aliando a elaboração pessoal ao trabalho coletivo em busca de estudos autônomos, preparando o pesquisador, capaz de dominar métodos de investigação e de elaboração sistemática de análise teórica e de resultados sobre fatos, estruturas, processos, contextos e situação referentes à prática educativa em suas diversas modalidades e manifestações.
O curso de Licenciatura em Matemática EAD do EaD Premium Unifacvet está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional (Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC).
O Curso de Licenciatura de Matemática EAD objetiva formar profissionais críticos e pesquisadores, capazes de analisar e eleger material didático mais adequado, que utilize a ludicidade, a afetividade e a criação como referência na prática escolar, valorize a diversidade cultural e a singularidade dos alunos, estimule a interação e que promova atividades corporais e do movimento em sala de aula, promova uma ligação entre a educação infantil e o magistério dos anos iniciais do ensino fundamental, que estimule os alunos a interagir com o conhecimento já produzido.
Promover o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma interdisciplinar, desvelar as desigualdades sociais, trabalhando com a criança os conflitos existentes, na busca de transformações alicerçadas em um novo relacionamento ético, político e afetivo.
O Curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo geral a formação de profissionais que apresentem condições técnico-científico e pedagógicas para assumir a docência do ensino fundamental e médio, a partir da concepção de que o professor é o vetor estimulador e motivador do processo ensino-aprendizagem junto ao educando, tendo visão abrangente do papel social do educador e, condições técnicas para planejar situações de ensino de Matemática e de obter fundamentação teórico – prática para prosseguimento de estudo de pós-graduação, integrando a Matemática aos vários campos do conhecimento, de modo a contribuir para desenvolvimento da Serra Catarinense.
Como objetivos específicos visa habilitar a docência para os ensinos Fundamental e Médio de modo a:
- Proporcionar uma sólida formação de conteúdos matemáticos;
- Proporcionar uma formação pedagógica dirigida ao trabalho de um profissional competente e capaz de construir modelos matemáticos para representar os problemas e suas soluções;
- Proporcionar uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como também, a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática, criando e desenvolvendo situações de desafios que estimulem os estudantes a coletar, organizar e analisar informações, buscando a resolução de problemas e a construção de argumentações lógicas;
- Possibilitar uma formação onde o acadêmico seja capaz de relacionar a Matemática com a realidade, a fim de ajudá-los na tarefa de compreender como essa ciência permeia nossas vidas e como os seus diferentes ramos estão interconectados;
- Proporcionar uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério e que dela possam se utilizar em benefício do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida da população Serrana de Santa Catarina;
- Desenvolver e estimular a interação entre três componentes básicos da Matemática: o formal, o algorítmico e o intuitivo;
- Estimular os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática para o uso de novas tecnologias nos processos de ensinar, aprender e fazer Matemática, criando estratégias para que possam comunicar as ideias Matemáticas, desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem.
- Atuar em instituições de ensino que requeiram profissionais em Matemática;
- Prosseguir seus estudos, ingressando em programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e/ou áreas afins;
- Possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias;
- Articular os conteúdos dos seis núcleos de ensino de forma a possibilitar a organização de um conjunto de temas que visam proporcionar uma formação ampla e diversificada, buscando oferecer subsídios ao profissional docente necessário para análise e intervenção social;
- Formar um profissional apto a conhecer, dominar e adequar os conteúdos básicos (da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos) necessários à leitura da realidade social;
- Organizar o trabalho colaborativo e a construção de redes de aprendizagem de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento;
- Sensibilizar os educadores/as a respeito da constante renovação das linguagens e tecnologias para o sucesso no ensino aprendizagem, tanto na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio de modalidade Normal e em cursos de Educação profissional e apoio educacional;
- Adequar os conhecimentos à diversidade apresentada pela realidade sociocultural;
- Identificar e compreender os elementos que compõe e definem a realidade social da comunidade em que irá atuar;
- Analisar e avaliar criticamente sua prática docente socializando-a nos fóruns próprios.