LICENCIATURA

LICENCIATURA

Letras - Português

O curso de Licenciatura em Letras – Português, na modalidade distância visa formar professores/as para exercerem funções de magistério no Ensino Fundamental dos anos finais nos cursos de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional na área de serviços e apoio e gestão escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. O curso contribui ainda para o posicionamento crítico em relação às questões do ensino, sua estrutura, funcionamento e desenvolvimento da aprendizagem.

Preparar um/uma profissional capaz de posicionar-se de forma consciente e crítica diante da realidade educacional e de propor alternativas de ação, oferecendo oportunidade de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do Magistério e demais áreas de atuação, oportunizando a vivência de formas diversificadas de ação pedagógica, dando ênfase ao trabalho interdisciplinar sob a orientação dos docentes do curso, aliando a elaboração pessoal ao trabalho coletivo em busca de estudos autônomos, preparando o pedagogo pesquisador, capaz de dominar métodos de investigação e de elaboração sistemática de análise teórica e de resultados sobre fatos, estruturas, processos, contextos e situação referentes à prática educativa em suas diversas modalidades e manifestações.

O curso de Licenciatura em Letras – Português à distância, da FACVEST/UNIFACVEST está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico/a desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional (Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC).

Promover o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma interdisciplinar, desvelar as desigualdades sociais, trabalhando com a criança os conflitos existentes, na busca de transformações alicerçadas em um novo relacionamento ético, político e afetivo.

Os objetivos específicos são:

 

– Possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias;

– Avaliar e valorizar a importância da Língua Portuguesa como instrumento de comunicação e de intervenção na sociedade em que vivemos;

– Articular os conteúdos dos núcleos de ensino de forma a possibilitar a organização de um conjunto de temas que visam proporcionar uma formação ampla e diversificada, buscando oferecer subsídios ao profissional docente necessário para análise e intervenção social;

– Formar um profissional apto a conhecer, dominar e adequar os conteúdos básicos (da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos) necessários à leitura da realidade social;

– Organizar o trabalho colaborativo e a construção de redes de aprendizagem de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento;

– Adequar os conhecimentos à diversidade apresentada pela realidade sociocultural;

– Identificar e compreender os elementos que compõem e definem a realidade social da comunidade em que irá atuar;

– Analisar e avaliar criticamente sua prática docente socializando-a nos fóruns próprios.

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1 A
LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR45h
EDUCAÇÃO AMBIENTAL30h
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA45h
Módulo 1 B
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO60h
FONÉTICA E FONOLOGIA60h
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS30h
ATIVIDADE FORMATIVA I50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – I20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – I20h
Semestre 2
Módulo 2 A
TEORIA DA LITERATURA I60h
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO60h
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS45h
Módulo 2 B
INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA60h
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO60h
DIDÁTICA60h
ATIVIDADE FORMATIVA II50h
ATIVIDADE INTEGRADORA I15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – II20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – II20h
Semestre 3
Módulo 3 A
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA60h
TEORIA DA LITERATURA II60h
CURRÍCULO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA60h
Módulo 3 B
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA60h
LITERATURA BRASILEIRA I60h
OPTATIVA I20h
ATIVIDADE FORMATIVA III50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – III20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – III20h
Semestre 4
Módulo 4 A
ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS60h
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO60h
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO60h
Módulo 4 B
TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO30h
LITERATURA BRASILEIRA II60h
ATIVIDADE FORMATIVA IV50h
ATIVIDADE INTEGRADORA II15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – IV20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – IV20h
Semestre 5
Módulo 5 A
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA75h
EDUCAÇÃO E LUDICIDADE60h
LITERATURA BRASILEIRA III60h
Módulo 5 B
LETRAMENTO LITERÁRIO75h
OPTATIVA II20h
ATIVIDADE FORMATIVA V50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – V20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – V20h
Semestre 6
Módulo 6 A
LITERATURA INFANTOJUVENIL60h
DIREITOS EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES30h
ESTILÍSTICA E SEMÂNTICA60h
Módulo 6 B
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM60h
LITERATURA PORTUGUESA: DAS ORIGENS À CONTEMPORANEIDADE60h
ATIVIDADE FORMATIVA VI50h
ATIVIDADE INTEGRADORA III15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VI20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – VI20h
Semestre 7
Módulo 7 A
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR I200h
TECNOLOGIA EDUCACIONAL45h
Módulo 7 B
LITERATURA PORTUGUESA E LUSO-AFRICANA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA45h
TÓPICOS ESPECIAIS30h
OPTATIVA III20h
ATIVIDADE FORMATIVA VII50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VII20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – VII20h
Semestre 8
Módulo 8 A
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR II200h
GESTÃO EDUCACIONAL45h
Módulo 8 B
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC40h
ATIVIDADE FORMATIVA VIII50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VIII20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – VIII20h
OFICINA DE PRODUÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS45h
Carga horária total do curso:3200h