Este curso visa formar profissionais para atuar na docência, na participação da gestão e da avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, na elaboração, na execução, no acompanhamento de programas e nas atividades educativas. Deste modo, propõe formar o docente participante na organização e na gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação, de projetos e experiências educativas não escolares e na produção e difusão do conhecimento cientifico-tecnológicas do campo educacional.
A proposta pedagógica foi construída de acordo com as diretrizes curriculares do curso de Licenciatura em Geografia instituídas pelas diretrizes do Parecer CNE/CP n.º 2/2015 que trata da formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica.
A Licenciatura em Geografia, na modalidade a distância, pretende formar profissionais para atuar no Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio com senso crítico e consciente da relevância do exercício competente e ético da docência em contextos escolares e não escolares, por meio do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e afetivas, de modo a problematizar e apreender a realidade, posicionando-se diante de si e dos outros, comprometendo-se, assim, com a promoção do ser humano em todos os sentidos. Além de fomentar o desenvolvimento pesquisa e produção de conhecimento.
Na organização didático-pedagógica foram considerados:
O curso de Licenciatura em Geografia EAD do Polo IEDA está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional (Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC).
Objetivos Específicos