O Curso de Licenciatura em Educação Física tem por objetivo fornecer aos alunos uma fundamentação teórica e aplicada que os habilite a atuar no ensino formal, planejando, executando e avaliando a disciplina Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, sob uma perspectiva crítica, criativa e integradora. Assim, o Profissional formado nesta modalidade poderá atuar em programas de disciplinas para todas as séries, dentro de uma perspectiva crítica e de conformidade com a LDB 9394/96.
Assegurar formação competente e eficaz do professor para atuação na educação formal, identificando a dinâmica do processo de mudança que ocorre atualmente na ciência e na educação, com condições para transportar esse conhecimento para o interior de sua área de produção epistemológica.
Desta forma, a promoção do ensino, da pesquisa e da extensão, constituem-se aspectos essenciais à formação profissional contínua. Ainda, identificar conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural com visão ética, crítica e criativa, para atender às diferentes manifestações do Movimento Humano, compreendendo, analisando, pesquisando, esclarecendo, transmitindo e aplicando conhecimentos biopsicoociais e pedagógicos do movimento humano nas suas diversas expressões, levando em conta contexto histórico – cultural.
Deste modo, perceber e integrar as competências, princípios e formas de intervenção na realidade escolar, que constituem o perfil do professor de Educação Física na Educação Básica, analisando-os na relação dinâmica entre o ser humano e o meio ambiente. Portanto, realizar a construção do conhecimento iluminado pelo diálogo de forma a conciliar a capacitação e a formação humana com senso crítico e consciente da relevância do exercício competente e ético da docência em contextos escolares e não escolares, por meio do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e afetivas, de modo a problematizar e apreender a realidade, posicionando-se diante de si e dos outros, comprometendo-se, assim, com a promoção do ser humano em todos os sentidos. Além de fomentar o desenvolvimento pesquisa e produção de conhecimento.
Na organização didático-pedagógica foram considerados:
. A articulação entre a teoria e prática;
. A integração dos conhecimentos adquiridos nos sentidos transversal e longitudinal;
. O planejamento de ações pedagógicas e tecnológicas compatibilizadas com as necessidades de aprendizagem e o perfil cultural dos alunos;
Preparar um profissional capaz de posicionar-se de forma consciente e crítica diante da realidade educacional e de propor alternativas de ação, oferecendo oportunidade de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do Magistério e demais áreas de atuação, oportunizando a vivência de formas diversificadas de ação pedagógica, dando ênfase ao trabalho interdisciplinar sob a orientação dos docentes do curso, aliando a elaboração pessoal ao trabalho coletivo em busca de estudos autônomos, preparando os profissionais com iniciativa de pesquisador, capaz de dominar métodos de investigação e de elaboração sistemática de análise teórica e de resultados sobre fatos, estruturas, processos, contextos e situação referentes à prática educativa em suas diversas modalidades e manifestações.
O curso de Licenciatura em Educação Física a distância do EaD Premium do Polo IEDA, está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional conforme anuncia as Diretrizes Curriculares Nacionais do CNE/2015).
Objetivos Específicos
* Reconhecer a complexidade que é o fenômeno corporal, procurando estudá-lo à luz da cultura histórica e antropologicamente produzida e no contexto da sociedade moderna;
* desenvolver as competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática e à compreensão do papel social da escola;
* construir conhecimentos sólidos sobre o conteúdo específico que servirão de base para o ensino-aprendizagem do futuro licenciado;
*estimular a ação-reflexão-ação como forma de perceber e intervir nas necessidades educacionais especiais dos alunos da Educação Básica;
*promover o domínio de métodos e técnicas pedagógicas, que viabilizem a mediação de conhecimentos para os alunos de todas as etapas de Educação Básica;
*capacitar o licenciado para atuar em pesquisas cientificas sobre Educação Física;
*Possibilitar outras formas de construção do conhecimento como ferramentas de ensino e aprendizagem no desenvolvimento de competências para ações pedagógicas específicas no atendimento às pessoas com necessidades especiais;
* possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem;
* reconhecer a Escola como um local de produção de conhecimento, de pesquisa, e utilizar-se desse espaço para o projeto de uma sociedade mais justa, colaborando para a formação do cidadão.
* Sensibilizar os educadores a respeito da constante renovação das linguagens e tecnologias para o sucesso no ensino aprendizagem, na educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Normal;
* adequar os conhecimentos à diversidade apresentada pela realidade sociocultural;
*desenvolver habilidades e competências para atuação na educação inclusiva;
*Fornecer os subsídios teórico-metodológicos necessários para a ação dos profissionais da Educação Especial;
*contribuir com o desenvolvimento da pesquisa e produção de conhecimento na área da Educação Especial;
*Preparar o egresso do curso para a nova modalidade de ensino (EaD).